Fechar

Quebra-Cabeça – Temático – JOGOS – BR – T

Compartilhe com o mundo!


QUEBRA-CABEÇA TEMÁTICO

Todos juntos pela Educação


OBJETIVO:

O JOGO INFANTIL QUEBRA-CABEÇA TEMÁTICO é voltado à CRIANÇAS a partir de 02 anos, tem o objetivo de atender um momento de LAZER EDUCATIVO e ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO, objetivando:

  1. Despertar o interesse pela pintura e/ou desenho.
  2. Acompanhar a destreza, coordenação motora.
  3. Explorar a criatividade por meio da impressão do pensamento.
  4. Acompanhar o que no momento mais interessa ser expressado.
  5. Aumentar a autoestima.
  6. Exercitar o poder de decisão.
  7. Promover a interação com a família e/ou meio que convive.

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que o melhor meio de ajudar uma criança, é através da observação do seu desenvolvimento, e sempre que possível entender da melhor forma possível, com discrição, o meio que vive, incluindo o seu convívio familiar, e por meio dos resultados observados, desenvolver ações para apoiar e promover o desenvolvimento da criança.

Quando dito nos objetivos:

Despertar o interesse pela pintura e/ou desenho”, refere-se a deixar que a criança decida sua preferência de como será o seu QUEBRA-CABEÇA, se pintado ou desenhado.

Acompanhar a destreza, coordenação motora”, será proporcionado observar seus traços, noções de associações de cores e habilidades motoras.

Explorar a criatividade por meio da impressão”, na execução será possível observar e dar medida à criatividade.

Acompanhar o que no momento mais interessa ser expressado”, pela impressão feita será possível avaliar o que é de maior interesse da criança de expressar naquele momento.

Aumentar a autoestima”, promover a elevação da autoestima da criança pelo simples fato dela ser a autora e produtora do seu quebra-cabeça, sabemos que a autoria já é um gatilho mental para elevar a autoestima

Exercitar o poder de decisão”, quando da escolha da forma do seu quebra-cabeça, se pintado ou desenhado, incluindo o material e cores, promoverá a força de sentir-se capaz e ter independência por estar em suas mãos a decisão.

Promover a interação com a família e/ou meio que convive”, a relação de a montagem do quebra-cabeça acontecer em família, promoverá a interação e até possível debate do que ficou registrado no desenho ou pintura, valorizando ainda mais os sentimentos da criança de capacidade, decisão, criatividade e reconhecimento.

DICA: Você pode fazer QUEBRA-CABEÇAS de qualquer ação educativa que envolva pintura, desenho, fotografia (exemplo: FOTO DA TURMA, DA ESCOLA, DOS PROFESSORES), etc., a sua criatividade é o limite. Não esqueça de sempre envolver a família e enviar um RECADINHO.

ENTÃO! VAMOS LÁ… MÃOS À OBRA…


FORMA DE EXECUÇÃO – SCRIPT (PASSO A PASSO)

  1. IMPRIMA o formulário abaixo, do QUEBRA-CABEÇA TEMÁTICO (Páginas 5 frente, e 6 verso), utilize o papel formato A4 com MAIOR ESPESSURA, para ficar firme e facilitar a montagem e a guarda, além da durabilidade que será maior com um papel mais espesso.
  2. IMPRIMA e recorte o formulário abaixo, do RECADINHO (Página 8) para os Pais e/ou Responsáveis, pode ser utilizado o papel comum no formato A4.
  3. DEFINA O TEMA do quebra-cabeça, pode ser relacionado a datas comemorativas, datas especiais, assuntos do cotidiano, interesses pedagógicos, etc.
  4. ESCOLHA O MATERIAL e local de pintura.
  5. ESCOLHA O MATERIAL e local de desenho.
  6. ESCOLHA O MATERIAL para guardar o quebra-cabeça (sugestão: Sacolinha).
  7. ESCOLHA O MATERIAL PARA REGISTRAR A TAREFA, se for possível, tire várias fotos para registrar estes momentos, e depois entregue na pastinha da criança para os pais, na reunião de PAIS E MESTRES e/ou envie para o e-mail deles.
  8. PASSE AS ORIENTAÇÕES para as crianças:
  9. Crianças, quem aqui conhece o que é um quebra-cabeça? Levanta a mão… Ótimo!
  10. Então! Este aqui é um quebra-cabeça (Página 5 frente, e página 6 verso), só não recorte antes de explicar e mostrar ele inteiro, depois que terminar as explicações pode recortar e mostrar para as crianças como vai ficar o que elas irão fazer.
  11. Crianças, vou distribuir para vocês um formulário de QUEBRA-CABEÇA e cada um vai fazer o seu próprio QUEBRA-CABEÇA, não se preocupem que eu vou ajudar fazer. OK.
  12. Crianças, vamos fazer o quebra-cabeça e vocês levarão para casa e montarão com os seus pais e/ou familiares. OK.
  13. Crianças, podemos fazer o quebra-cabeça através de pintura ou desenho, escolha qual jeito você quer fazer, quem quiser pintura senta aqui, quem quiser desenho senta aqui (Devido a escolha, indique e coloque a criança junto ao material escolhido, se pintura ou desenho).
  14. Crianças, faça a sua pintura e/ou desenho na PARTE SEM LINHAS, porque a PARTE COM LINHAS é para a gente recortar o seu QUEBRA-CABEÇA. OK.
  15. Crianças, vocês podem pintar ou desenhar o que quiser, pensem e mãos à obra, se precisar me chame para ajudar vocês. OK… (Chame atenção: Crianças, vamos caprichar para este quebra-cabeça ficar bonito e bem legal –  Independente do resultado sempre elogie, e depois se for o caso dê as suas dicas e orientações para melhorar a pintura ou desenho).
  16. Crianças depois que fizerem os seus QUEBRA-CABEÇAS, vamos recortar, e depois vamos colocar nesta sacolinha aqui (mostrar sacolinha) para vocês levarem para casa e montarem com seus pais e/ou familiares. OK. Então! Caprichem.
  17. Prontos os QUEBRA-CABEÇAS, recorte, e cada criança monta o seu em casa com a família.
  18. COLOQUE o QUEBRA-CABEÇA na sacolinha após a montagem, e peça para a criança guardar para levar para casa.
  19. COLOQUE um RECADINHO seu na sacolinha do QUEBRA-CABEÇA, para os pais e/ou familiares (Formulário abaixo). RECADINHO: Srs. País ou Responsáveis, seu filho(a) hoje fez um trabalho de muito orgulho para nós, despertou a sua criatividade e foi muito bem na tarefa, e para completar a tarefa, gostaríamos que todos vocês pudessem apoiá-lo, com a simples tarefa de MONTAR TODOS VOCÊS JUNTOS, O QUEBRA-CABEÇA que ele(a) fez, estamos certos que será de grande valia para o desenvolvimento saudável do seu filho(a), além do que, ele(a) ficará muito feliz por vocês participarem deste feito dele(a), e vai ajudá-lo(a) a ganhar confiança para outras tarefas, e até mesmo os desafios da vida, que com certeza serão muitos para ele(a). PARTICIPEM! PAPAI E MAMÃE e/ou FAMILIAR. OBRIGADO por nos ajudar a contribuir com o desenvolvimento do seu filho(a).

FORMULÁRIO DO QUEBRA-CABEÇA TEMÁTICO

OBSERVAÇÕES:

  1. Peça a criança para pintar e/ou desenhar na PARTE SEM LINHAS.
  2. Use a PARTE COM LINHAS, que é o verso da pintura e/ou desenho, para recortar, faça o corte aproveitando toda a folha, para isso apenas siga as linhas estendendo os cortes até às bordas da folha.
  3. IMPRIMA e utilize o QUEBRA-CABEÇA abaixo (Página 2 frente, e página 3 verso), só não recorte antes de explicar e mostrar ele inteiro, depois que terminar as explicações pode recortar e mostrar para as crianças como vai ficar o que elas irão fazer.
  4. IMPRIMA e fixe a imagem do QUEBRA-CABEÇA abaixo em algum mural para incentivar outras pessoas a utilizarem o projeto.
  5. DICA: Você pode fazer QUEBRA-CABEÇAS de qualquer ação educativa que envolva pintura, desenho, fotografia (exemplo: FOTO DA TURMA, DA ESCOLA, DOS PROFESSORES), etc., a sua criatividade é o limite. Não esqueça de sempre envolver a família e enviar um RECADINHO.

FORMULÁRIO DO RECADINHO

OBSERVAÇÕES:

  1. IMPRIMA e recorte o formulário abaixo, do RECADINHO (Página 2) para os Pais e/ou Responsáveis, pode ser utilizado o papel comum no formato A4.
  2. Coloque um recadinho seu na sacolinha do QUEBRA-CABEÇA, para os pais e/ou familiares.

NOTA:

  • O Projeto Quebra-Cabeça Temático, tem como Autor e Criador (João Celestino). Que neste ato abre mão de seus direitos de criação e autorais do contexto do Projeto, para que qualquer pessoa que venha interessar, possa copiar, duplicar, compartilhar, adaptar, inovar, inclusive alterar o texto e metodologia no todo ou em parte, como convir para a aplicação do Projeto. Naturalmente a responsabilidade civil e criminal fica a cargo de quem executar o Projeto, independentemente se usou a versão aqui apresentada ou a adaptada pelo executor. Porém, o nome e marca “QUEBRA-CABEÇA TEMÁTICO” se mantem na detenção dos direitos de criação e autorais em favor do Autor: João Celestino.

Autor e criação: João Celestino

Data de criação: 03/08/2019

Feedback: jcslife@gmail.com

LINK do Projeto: https://www.tudaq.com/quebra-cabeca-tematico-jogos-br-t


Fale abaixo publicamente com o Projeto Quebra-Cabeça Temático: Mensagens, comentários, dúvidas, dicas e sugestões.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Copyright - 2012/2020 (Tudaq - Internet e Serviços Ltda). Todos os Direitos Reservados